quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Blog, mídia neutra e alternativa?

Existem muitas discussões nas diversas áreas do conhecimento sobre a influencia da mídia jornalística na vida do indivíduo. Este assunto me preocupa muito, por isso já postei diversas vezes sobre a manipulação da mídia. Antes de ler um jornal, uma revista ou assistir um telejornal, é necessário lembrar que tais meios de comunicação são financiados por empresas e políticos (principalmente no caso do Brasil muitas emissoras locais são de políticos). A industria da mídia têm interesses puramente econômicos, e muitas vezes não se preocupam tanto com a ética e com o que aquela informação vai causar na vida do receptor daquela mensagem, e sim com seu objetivo final: ibope, vendas de cópias... No caso da revista Veja, por exemplo, todas as reportagens são reescritas por uma só pessoa, o editor chefe.
O blog atualmente é um instrumento de informação "alternativo" muito importante, na minha opinião. Antigamente o blog se resumia basicamente em um diário virtual porém, hoje em dia ele pode ser considerado uma página de jornalismo, ou fonte de outros conhecimentos que fuja do senso comum. É importante lembrar que para um blog ser uma página independente, ou seja, sem uma empresa com interesses específicos determinando o que pode ou não ser postado. Por isso é importante que este esteja hospedado em sites gratuitos. Não é por que está escrito “blog” no título do site que este é uma página livre de interesses econômicos e políticos.
Determinados blogs de jornalistas são muito populares, pois são lá que eles costumam postar suas opiniões, e reportagens que não seriam possíveis em seus jornais. Mas será que este tipo de blog jornalístico quando hospedado em um site da globo.com, por exemplo, poderia ter post criticando a Globo, ou algum político ligado à emissora?
No caso do Paulo Henrique Amorim, ele teve sérios problemas com o IG por falar mal da empresa por trás do IG e de Determinados políticos. Agora o blog do jornalista, Conversa Afiada, está em outra página...

Um comentário:

MARISCO disse...

Cris,
muito oportuno seu alerta. É preciso ler a notícia por trás da notícia. Estou convencido de que são os blogs, em especial os independentes, que podem expor posições "proibidas" pela mídia financeirizada. É de se lamentar, mas o que move a grande imprensa é o dinheiro e não a informação. Até porque não interessa aos representantes da grande mídia informar, mas sim formar. Engana-se quem imagina que o interesse é político-ideológico. Político é o da vez, desde que "solte algum". Alias, "muitos alguns", através de verbas públicas, de publicidade institucional e, até mesmo, de verbas de campanha. Afinal, esse papo de propaganda eleitoral gratuita nem para partido sem recursos (se é que isso existe).

Postagens recentes

Traduzir "urbana-mente" para o inglês

Adicionar " Urbana-mente" como sua página inicial!

Adicionar meu blog como favorito

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Conheça os sites amigos:

DigNow.org

Powered by FeedBurner

Add to Pageflakes

Add to Google

Subscreva-se em Bloglines