quarta-feira, 30 de abril de 2008

As falácias da mídia - PARTE II


A novela que se tornou o caso Isabela bateu recorde nas pesquisas realizadas pelo CNT/Sensus: entre as duas mil pessoas entrevistadas na pesquisa, 98,2% têm acompanhado as repercussões do caso na mídia. Esse é o maior índice de conhecimento nacional sobre algum assunto com esse tipo de pergunta na história da pesquisa, segundo Ricardo Guedes, responsável pela pesquisa. De acordo com esses dados, percebemos que a mídia conseguiu atrair a atenção da população através de instrumentos sensacionalistas. A suspense do caso mexe com a imaginação do público.
Esse realmente é um assunto sério, a violência contra criança é um muito mais frequênte do que é mostrado nos meios de comunicação. Alguns dados divulgados pela Unicef (fonte site da metodista) realmente impressionam:
- De acordo com a Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, 12% das 55,6 milhões de crianças brasileiras menores de 14 anos são vítimas anualmente de alguma forma de violência doméstica.
- Em média, 18 mil crianças são agredidas por dia, 750 violentadas por hora e 12 vítimas de agressão por minuto. - De hora em hora uma criança morre torturada, queimada ou espancada pelos próprios pais em todo o mundo.
- As mais afetadas são meninas entre sete e 14 anos, que sofrem principalmente de abuso sexual.
Isto mostra que casos iguais ou piores que o de Isabela acontece com muita frequência todos os dias no mundo. A repercussão desse caso pode ser útil para chamar atenção da população para este problema de violência doméstica, que em 70% dos casos os culpados são os pais biológicos. Vamos torcer para que os jornalistas de plantão lembrem-se da ética e parem de fazer do caso da morte da menina uma novela que bate recorde de audiência, aproveitem que a população está ligada em algo que não seja o Big Brother para trazer a tona uma questão macro da nossa sociedade.

Um comentário:

Lila disse...

.. esse 'sensacionalismo' e essa mídia toda, é só para desviar a atenção do publico! Choca , não só os fatos que relatam os numeros de crianças mortas, abusos, maus tratos pelos os pais biológicos ou não.. mas o que me chocou me impressionou de fato foi a repercusão q o caso da D. Isabela.
Vi neguinho dando mais importancia no caso, do que se preocupando se terá algo pra comer amanhã..
E acho q a ideia de quem se importou, questionou, ficou bravo..sei lá.. foi só passar uma impressão de crítico ou atuzalido com as 'noticias' q passam por ai.
.
.
E mais temas e assuntos passam por minha cabeça em pensar no porquê disso tudo.

cris, continue assim!
Beijos..

Postagens recentes

Traduzir "urbana-mente" para o inglês

Adicionar " Urbana-mente" como sua página inicial!

Adicionar meu blog como favorito

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Conheça os sites amigos:

DigNow.org

Powered by FeedBurner

Add to Pageflakes

Add to Google

Subscreva-se em Bloglines